PATRICIA URQUIOLA | Leonardo da Vinci Award.
- mediadesignminder
- 24 de out.
- 2 min de leitura

© thefactoryprd
A Bienal de Florença atribuíu o prestigioso prémio internacional “Leonardo da Vinci” de Carreira (na categoria de Design) a Patricia Urquiola, na passada quinta-feira, 23 de Outubro de 2025, durante a XV Bienal de Florença, subordinada ao tema "A Essência Sublime da Luz e da Escuridão. Conceitos de Dualismo e Unidade na Arte e Design Contemporâneos".
A decisão, tomada pelo Conselho Curatorial e pelo Júri Internacional da Bienal, é acompanhada pela seguinte declaração:
“Pela contínua busca pela inovação, pela ousadia experimental e pelo talento excecional na criação de espaços, objetos e processos produtivos que visam melhorar a vida das pessoas e são concebidos com profundo respeito pela natureza. Este prémio homenageia uma arquiteta e designer que soube dar continuidade ao legado do seu mentor, Achille Castiglioni, projetando o design e a arquitetura para novos horizontes — para além dos limites anteriormente explorados — e oferecendo um notável exemplo de adaptabilidade e unificação dos opostos.”
Formada pela Universidad Politécnica de Madrid, Patricia Urquiola concluiu os seus estudos no Politécnico de Milão, onde se graduou sob a orientação de Achille Castiglioni.
Atualmente, trabalha com notável versatilidade em diversas áreas, desde o design de produto à arquitetura, passando pelo design gráfico e de interiores. Desde 2015, desempenha o cargo de Diretora de Arte da Cassina e colabora com algumas das mais importantes marcas de design, como Flos, Moroso, Driade, GAN, Andreu World, Glas Italia, Kartell, Kettal e Kvadrat, bem como com empresas internacionais de renome, incluindo Haworth, BMW, Boeing, Louis Vuitton, Missoni, Mandarin Oriental Hotels, Four Seasons, Marriott Group, Starbucks, Ferrari e Swarovski.
Vencedora de inúmeros prémios e distinções internacionais, Patricia Urquiola foi eleita Designer do Ano por publicações como Wallpaper, Elle Décor International, AD Spagna, Architektur & Wohnen, entre outras. As suas criações integram as coleções permanentes de alguns dos mais importantes museus do mundo, incluindo o MoMA (Nova Iorque), o Musée des Arts Décoratifs (Paris), a Triennale di Milano, o Museum of Design (Munique), a National Gallery of Victoria (Melbourne), o Vitra Design Museum (Basileia), o Victoria & Albert Museum (Londres), o Design Museum (Zurique), o Stedelijk Museum of Modern and Contemporary Art (Amesterdão), o Design Museum (Barcelona) e o Philadelphia Museum of Art.
A sua carreira deixou uma marca profunda no panorama do design contemporâneo, distinguindo-se por formas suaves, materiais sensoriais e um forte compromisso com a sustentabilidade.





























Comentários